Senha

Bom dia Adelar,

Gostaria de saber como fao para colocar senha com um tempo determinado para expirar, e se teria como criar senhas aleatrias para que quando encerrasse o prazo de validade do programa o cliente me venha me contactar e eu disponibilizar uma senha nova para ele.
No sei bem se fui claro, qualquer coisa tento lhe explicar melhor.

Abrao

Ol @KimFelippe

Isso que voc quer fazer, pode ser realizado de vrias maneiras diferentes, praticamente todas, com prs e contras. Dependendo do tipo do seu aplicativo, se ele acessa banco de dados, ou tem uma base SQLite local, ou se no faz uso de banco de dados, voc pode tomar direes diferentes.

  • Pode criar uma tabela dentro do banco exclusivamente para isso, com a data de instalao do seu sistema, e uma outra, guardando o ltimo acesso, por exemplo. Caso o dia atual seja igual ou inferior a ltima data guardada, significa que a data do sistema foi alterada, para evitar a expirao do software, e voc pode travar neste momento, avisando o usurio. Claro que neste caso, a sua tabela deveria ser criptografada, para evitar qualquer acesso indevido.

  • Pode colocar a data de expirao como uma constante direto no sistema, comparando com a data atual.

  • Pode criar em banco ou arquivo de controle um contador, para liberar apenas um certo nmero de acessos.

  • Pode configurar seu sistema para permitir apenas um nmero x de registros, para que possa ser testado. fcil, e no est sujeito a manipulaes no banco, j que um controle interno, efetuado pelo prprio programa. E sem a liberao, o sistema se torna intil, j que no muito interessante poder gerenciar apenas 5 clientes, por exemplo…

  • … E pode ainda, optar por usar sistemas / plugins de terceiros, que fazem isso de forma automtica e com mais recursos. Francamente, no lembro de nenhum no momento, mas se voc buscar no frum, como criar um software demo, ou algo assim, (em ingls…), vai encontrar, com certeza.

Se voc optar por alguma das maneiras “programticas” acima, e tiver alguma dificuldade, estou a disposio.

Abrao