Procurando uma linguagem nova para trabalhar

Ol pessoal, boa tarde a todos.

Recebi um email do nosso amigo aqui do frum, o @CaubyOsorio, comentando a respeito das dvidas que tem, sobre adotar ou no o Xojo como sua nova linguagem de trabalho. Perguntei a ele se poderia responder aqui, para aproveitar, e talvez ajudar outros que tenham dvidas semelhantes. Como ele gentilmente permitiu, vou reproduzir aqui o contedo do email, com as devidas respostas…

Optei por dividir um pouco o email e ir respondendo, para facilitar o entendimento. No trecho acima, acredito que ele traduz a preocupao de muitos desenvolvedores atuais. Por um lado, o cenrio mudando muito rpido, do paradigma Desktop para Mobile. Por outro, uma oferta muito grande, quase que diria, de novas ferramentas, frameworks e outros produtos “milagrosos”, que prometem desenvolvimento rpido e fcil, at para quem no desenvolvedor. Ampliando um pouco o cenrio, acredito que esta preocupao existe tambm em quem est entrando no mercado agora, com o agravante, de no ter experincia anterior para ajudar na deciso.

Bom Cauby, o que posso dizer com toda a sinceridade, que no existe a ferramenta ou a linguagem perfeita. Acredito que existe a mais adequada para o que voc quer desenvolver, para o problema que quer resolver. No porque uso Xojo que vou dizer que a melhor ferramenta do mundo. Eu estaria sendo falso e leviano, e no acredito que estaria ajudando o produto a crescer aqui no Brasil. Mas tambm, com toda a sinceridade, digo que entre as vrias que experimentei nos ltimos anos, acho o Xojo a mais completa, mais produtiva e mais flexvel. No decorrer do post, vou colocar algumas cpias de telas para exemplificar o que estou falando.
Quanto a falta de material em portugus, realmente, um problema. Mas esta uma das atribuies que tenho, inclusive, como prioridade. Preciso traduzir o site e os livros de aprendizado que o Xojo tem, que so excelentes. O material cobre praticamente tudo o que necessrio para um comeo ou transio absolutamente tranquilos, principalmente se voc pretende desenvolver aplicativos comerciais, empresariais e financeiros.

Aqui voc tocou num ponto importante. Realmente, voc encontra muito mais material disponvel em portugus para C# ou Java. Mas acredito que o Xojo compense isso muito bem, pela facilidade de aprendizado. Praticamente tudo o que voc souber de VB, ou mesmo de algumas linguagens xBase, como o Foxpro, voc aproveita em Xojo, para diminuir a curva de aprendizado. E um ponto muito, muito importante. Este frum aqui, seja l na linguagem que for, muito amigvel. O pessoal todo muito receptivo e ajuda de verdade, com boa vontade. At hoje, no fiquei sem resposta uma vez sequer, independentemente se a pergunta foi extremamente simples, ou mais complexa.

Quanto as duas dvidas especficas, acho que o melhor que voc pode fazer, postar aqui no frum. Temos gente experiente aqui em portugus tambm, e a no ser que voc tenha uma situao realmente nica, acredito que voc no vai ficar sem resposta.

Quanto ao depoimento sincero que voc pediu, prefiro mostrar, do que escrever. Mas antes, um esclarecimento. Quase todos os exemplos abaixo tem os chamados Custom Controls na sua composio. Na minha opinio, a combinao entre o controle Canvas, os Custom Controls e o componente HTML Viewer, so praticamente imbatveis. No encontrei ainda em outra ferramenta algo que me d tanta flexibilidade. Experimentei FileMaker, LiveCode, Wakanda, C#, VB.Net e por ltimo Qt, sendo este ltimo, o que mais me agradou. Mas como desempate, o fato de poder desenvolver em Mac, e compilar para Windows direto sem precisar usar uma mquina virtual, foi decisivo na minha escolha. Sem falar na flexibilidade dos controles citados.

Veja os exemplos abaixo: (Desculpe, mas precisei borrar as imagens para proteger dados particulares…)

Os dois exemplos acima, mostram uma combinao de aplicativo desktop, com o uso do HTML Viewer, usando um framework javascript para gerao de grficos, chamado rGraph.js. Muito simples de usar, rpido, fcil de passar os dados para gerar os grficos, e ainda com animao. Resultado de alta qualidade, em Mac e Windows.

Este acima est um pouco bagunado, mas acho que d para entender… uma tela de anlise de valores, baseada em Custom Controls, com uma pequena linha de grfico. O funcionamento semelhante ao da listbox, mas posso colocar imagens, fotos de pessoas ou qualquer outro controle que quiser para compr os “Cards”. Usei o Observer Pattern neste caso, o que facilita em muito o desenvolvimento…

Este talvez voc j conhea, mas coloquei, porque foi uma das imagens e uma das histrias, que mais me ajudou a decidir. Este software est destacado na pgina inicial do Xojo, como um sistema de frente de caixa, de altssima qualidade, usado por grandes empresa no mundo todo. Ento, pensei: Se estes caras optaram por Xojo, e conseguiram desenvolver um produto como este, ento, eu tambm posso, e vou estar em boa companhia…

Por ltimo, deixo o link para um pequeno vdeo, somente para mostrar a fluncia da interface, em um sistema que estou desenvolvendo, e que usa intensivamente mapas do Google. Uso muita coisa da Api. Uso marcas, Street View, movimento, e por a vai. Pode parecer incrvel, mas no encontrei em outra linguagem a mesma facilidade para desenvolver algo semelhante. Tudo o que eu conseguia de exemplo era feito com imagens estticas.

[url=https://xojo.io/qb6ncfhqyxtldzjExemplo com Google Maps[/url]

Ento Cauby, se fosse para ser uma resposta simples, curta e direta, meu conselho seria Sim! Use Xojo, que voc no vai se arrepender. No estou dizendo que no ter dificuldades, ou que no ir arrancar os cabelos de vez em quando. Mas se voc encontrar uma linguagem que seja a prova de erros, e que no comprometa nem um pouquinho a sanidade j duvidosa de quem desenvolvedor, por favor, me indique.

Grande abrao, e continuo a disposio. No deixe nenhuma dvida no seu caminho.

Pode deixar, que enviarei um monto.