Logotipo em formulario

Tentando dar meus primeiros passos com Xojo.
Tenho uma Janela/Formulrio principal em que quero colocar o logo da empresa neste formulrio como fao isso ?
Dei uma olhada me parece que devo usar o controle chamado Canvas isso mesmo ?

Se tiver um exemplo de como fao isso, seria legal.

Muito obrigado.

[quote=171506:@Cauby Osorio]Tentando dar meus primeiros passos com Xojo.
Tenho uma Janela/Formulário principal em que quero colocar o logo da empresa neste formulário como faço isso ?
Dei uma olhada me parece que devo usar o controle chamado Canvas é isso mesmo ?

Se tiver um exemplo de como faço isso, seria legal.

Muito obrigado.[/quote]

Cauby, existe mais de uma maneira de fazer isso… usando o canvas mesmo. Tenho situações semelhantes, e posso colocar um passo a passo aqui pra você. Mas primeiro, me esclareça… Você quer manter um logo fixo no formulário, ou vai querer armazenar em banco de dados e permitir que seja alterado ?

Se puder enviar os dois exemplos seria timo, se for muito trabalho envia a rotina do Fixo.

Bom, mesmo com uma imagem fixa, ainda assim, existe mais de um modo de fazer. Abaixo, seguem dois exemplos, para você escolher o que mais se adequa ao seu modo de programar.

  1. Definindo a imagem direto na IDE, sem escrever código:

Você cria um projeto, cria uma nova janela, e arrasta para ela um controle canvas, que deixarei nomeado como canvas1. Você arrasta também para o projeto, uma figura que você vai utilizar como o logo no formulário. Eu usei dois canvas e duas figuras, apenas para mostrar as duas formas de fazer ao mesmo tempo.
Depois, no Inspetor de Objetos, você altera a propriedade Backdrop do canvas1, e escolhe no menu suspenso a figura que você arrastou antes para o seu projeto.

fica mais ou menos assim:

  1. A outra forma, é semelhante, mas consiste em mudar a propriedade Backdrop do canvas via código. Desta forma, mesmo não vindo de um banco de dados, ela não é tão rígida, já que permite que você altere um logo, ou figura qualquer, dando a opção de escolha em um combo, por exemplo. Digamos que você esteja cadastrando jogadores em um programa que simula times de futebol ou algo assim, e precise colocar no formulário o brasão do clube. Sendo via código, você pode deixar o usuário escolher, mesmo que tenha que ter todas as imagens previamente inseridas no projeto.

É feito desta forma:

Note que coloquei o código no Event Handler Open, da janela. Mas você pode colocar no próprio canvas, ou em um botão, ou ainda, Event Handler Change, de um combo…

E o resultado final é este:

Quando a forma de fazer isso salvando e recuperando imagens de um banco de dados, vou iniciar hoje uma série de tutoriais no blog , onde vou cobrir todos estes aspectos. Vai ser um aplicativo simples, de controle de tarefas, mas que vamos evoluir, das formas mais básicas, até o trabalho com ContainerControls, usando Canvas como host de controles, com trocas de telas sem abertura de janelas, acesso a banco de dados, o uso da classe App e claro, salvamento e recuperação de imagens, levando em conta redimensionamento e apresentação das imagens em um listBox.

Se não ficou claro o exemplo, por favor, não deixe de perguntar o que for preciso.

@Cauby Osorio , por favor, se o post respondeu a sua pergunta, não deixe de assinalar, para que possamos identificar ao pesquisar, os que foram respondidos…

Obrigado Adelar, ficou bem claro.

Acho que voc esta no caminho certo fazendo tutoriais bsicos, mostrando o caminho das pedras para quem estar iniciando com a linguagem.

Parabns.

Valeu @Cauby Osorio. A intenção é esta mesmo.
Quanto aos posts que respondem a uma pergunta, desculpe se você já sabe como funciona, mas caso não saiba, você deve clicar na opção que aparece bem a direita do post que respondeu a sua pergunta. Só você, como criador da Thread, pode fazer isso. Veja na figura a localização do ícone:

Quanto aos tutoriais, devo colocar a segunda parte até amanhã. Qualquer dúvida que você tiver, pode postar aqui ou lá nos comentários do blog mesmo.