Interface

     Gostaria de saber o que  uma Interface.

     Quando voc tem uma janela/formulrio  de manuteno de tabelas tipo cadastro de cliente, fornecedor e etc.. 

em que a janela tem os mesmos botes de incluso, alterao e excluso e os mesmos mtodos para incluir, alterar e excluir ou seja o mesmo desenho de janela com os mtodos vazios escrito cada um na sua janela isso uma interface ?

   Tem como fazer o que estou falando, voc ter uma janela base que s mudaria os campos a ser tratado de acordo com a manuteno de cada tabela.

Tem sim, mas depende do que exatamente voc quer fazer. Criar um formulrio genrico, que serve de base para qualquer operao CRUD possvel, mas no to simples… Alis, existe mais de uma forma de fazer isso, como sempre, por isso, bom ter em mente exatamente quais so os riscos envolvidos, as necessidades e as armadilhas que podem vir pela frente, pois seguir este caminho e perceber, j depois de ter desenvolvido muito, que por algum motivo, no vai dar certo, no nada agradvel.
De minha parte, prefiro concentrar esforos em minimizar a digitao de clusulas sql de alguma forma, como por exemplo, com o uso de classes ou algum ORM, como o ActiveRecord, e padronizar o que for possvel. No me deparei ainda com alguma situao em que fosse possvel ou mesmo desejvel, fazer o que voc est citando, porque geralmente, meus formulrios e listas tem funes bastante diferentes, difceis de tratar desta forma.

Quanto a Interface que voc se refere no incio do post, est falando do padro de programao, ou era referente a interface com o usurio mesmo ?

Estou falando do padro de programao.

Outra coisa, como eu copio uma janela para outra ?
ex: tenho uma janela chama win01 quero copiar a mesma janela para win02 tem como fazer isso ?

[quote=173428:@Cauby Osorio]Estou falando do padrão de programação.

Outra coisa, como eu copio uma janela para outra ?
ex: tenho uma janela chama win01 quero copiar a mesma janela para win02 tem como fazer isso ?[/quote]

Copiar a janela é simples. Clique nela com o botão direito, escolha “duplicate”, e depois, renomeie…

Quanto a Interface, vou tentar explicar de uma maneira simples… Digamos que sua esposa precise comprar um vestido. Você diz pra ela: Compre. Ela vai e compra, usando o talão de cheques, ou o cartão de crédito. Você não sabe qual das classes (cartão ou cheque) ela usou, mas sabe que ela executou bem a tarefa, e zerou a sua conta, hehe… Neste caso, a sua esposa é a Interface, entre as classes cartão e talão de cheques.

Passando para “programês”, é o seguinte. Interface é uma classe que disponibiliza para você uma forma de usar métodos de várias outras classes, que fazem coisas diferentes, com o mesmo nome. Como no exemplo acima, você pode ter uma classe “Esposa”, com o método “comprar”, que faz isso usando cartão, e outra classe “Filho”, que tem o método “comprar”, mas faz isso utilizando dinheiro. Neste caso, você poderia ter uma classe interface chamada “Família”, ou algo assim, com o método “comprar”, que dependendo da situação, usaria o método implementado na classe “Esposa” ou na classe “Filho”.

Desculpe se não ficou claro… Se alguém tiver uma explicação melhor, mais clara, por favor, contribua.