Gravar campo data no SqLite

Como gravar campo data no SQLITE ?
Tenho um text field que entro com uma data na hora de gravar como fao ?
Tenho que transformar o text field em data com alguma funo ?

ex:
Dim vnascimento as String
vnascimento = txtnascimento.text // aqui eu transformaria este text em data qual seria esta funo
Dim linha As New DatabaseRecord
linha.Column(“nascimento”) = vnascimento // nascimento na minha tabela clientes do tipo date
conn.InsertRecord(“clientes”, linha)

Antecipadamente, muito obrigado…

Ol Cauby,

Voc pode usar o mtodo ParseDate, que pega uma string e transforma num objeto Date.

    Dim myDataEmissao As Date
    
    rec = New DatabaseRecord
    
    if Not ParseDate(txtDataEmissao.Text, myDataEmissao) then myDataEmissao = Nil
    
    rec.Column("dataEmissao") = myDataEmissao.SQLDate

No exemplo acima, se o mtodo ParseDate falhar por algum motivo, minha varivel myDataEmissao ser nula(Nil). Dentro do parntese, txtDataEmissao.Text o meu textField do formulrio…

S tem um problema quando eu no informo a data no meu textField ele entra na condio de Nil quando fao a linha
rec.Column(“dataEmissao”) = myDataEmissao.SQLDate me retorna erro.

Se eu informar a data normalmente vai tudo legal.

Retornar erro se voc tiver este campo marcado no banco como “not null”. Ou ento, verifique no seu cdigo para no permitir que este campo seja deixado em branco.

No banco esta como Null o campo data

Mas você quer permitir que este campo possa ser deixado em branco ? Se for o caso, verifique então em um if, e se o campo estiver vazio (nil), não tente gravar. Grave apenas se estiver preenchido.

Nos sistemas que tenho, só tento gravar a data se o campo for obrigatório. Francamente, não lembro se passei por algum problema semelhante ou não. Mas fazendo isso, não tenho erros de gravação.

Blz.
Fiz um if se for igual a nil no gravar tem o mesmo efeito.
mais uma vez obrigado

Valeu Cauby. Por favor, marque o tpico como solucionado.

Ops, j estava. Obrigado.