Comeando a Jornada.

Ol pessoal,

Estou comeando os estudos do Xojo atravs do pdf “Introduction to Programming with Xojo”. J pergunto, quais seriam os prximo passos para me aprofundar cada vez mais em Xojo ? Me considerem como iniciante. Quero aprender “de ponta-a-ponta” e meu conhecimento sobre VB zero. Minhas especialidades esto na rea de infraestrutura de rede e administrao de SO. Assim, entrar em desenvolvimento quase um recomeo. Contudo, sempre quis entrar em desenvolvimento e estou bem satisfeito com o que estou vendo no Xojo. V outras ferramentas, mas a objetividade do Xojo imbatvel para mim.

Abrao a todos,
Jefferson.

Ol Jefferson, seja bem-vindo. Aqui estamos todos sempre aprendendo…

Para ajudar, indico este link, com os dois primeiros ebooks j traduzidos para portugus. Estou trabalhando na traduo dos outros guias, mas alguns projetos esto me tomando muito tempo. Espero concluir o prximo em uma semana.

Tambm mantenho um blog sobre xojo, onde estou publicando um tutorial de criao de um aplicativo completo, para tratar os aspectos mais importantes da programao com Xojo na prtica.

Qualquer dvida que voc tiver, estou a disposio.

Ol Jefferson,

Primeiro, muito obrigado pelo apoio e pelas palavras de entusiasmo. Concordo com voc em relao a muitos pontos destacados. Quanto ao Xojo, realmente uma grande ferramenta. claro que tem seus pontos fracos e defeitos, mas qual no tem ? Em compensao, a forma de se apresentar simples para quem comea, e se mostrar poderoso quando voc precisa, uma combinao quase nica.

Quanto a forma de divulgar, j estou tentando “costurar” alguns acordos com entidades de maior peso, para alguns workshops de divulgao, mas realmente, no uma tarefa fcil. No Brasil, de modo geral, existe um preconceito muito grande com linguagens e ferramentas que no muito conhecidas, ou melhor, difundidas por aqui. Grandes produtos com mais de 10 anos de existncia e com histrias slidas, so quase que totalmente desconhecidos no Brasil e tem a sua eficincia questionada, por pessoas que as vezes mal conseguem fazer um programa simples seguindo uma receita de bolo. Reflexo do grande marketing e esforo da Microsoft e antiga Borland, como voc citou, para divulgar seus produtos. Mrito delas, pena para muitos de ns.

Mas estou bastante feliz. Cada novo participante que aparece aqui e se apresenta, tenho comemorado muito, porque realmente, nunca v uma comunidade to atuante e empenhada em ajudar, como o pessoal que usa Xojo, independente da lngua que fala. No que depender de mim, ainda vamos crescer muito, e movimentar muito este frum.

Mais uma vez, bem-vindo, e obrigado.

Seja bem-vindo, novamente. Precisando, estamos aqui.

Adelar, existe algum RSS do forum para eu me manter atualizado dos posts ?

Jefferson, acredito que no. O que voc pode fazer, marcar no controle acima, a direita, a opo de seguir o canal que quiser. Ento voc passa a receber notificaes por email quando algo postado.

Feeds RSS, acho que s no blog mesmo. Tentei adicionar o frum no Feedly, mas no consegui.