Blog sobre Xojo

Pessoal, retomei, e estou reformando um blog que havia comeado a algum tempo, mas que por um motivo ou outro, havia deixado de lado. Comecei a postar algumas coisas sobre Xojo, e gostaria da opinio de vocs a respeito, e principalmente, algum direcionamento sobre o que seria interessante postar. Que tipo de tutoriais ? Bancos de dados, Web, iOS ? Enfim, qualquer crtica ou sugesto, ser bem-vinda.

Papaya Tech

Ficou bem legal, algumas dicas para quem esta comeando que talvez voc possa colocar no blog.

Sei que tem no Xojo alguns exemplos, mais tem coisas que, a meu ver no ficam claras.

No navegador de projetos na opo Desktop tem o item APP que j vem por default algumas constantes, e sei que voc define qual a janela principal se tem menu ou no e etc…
acho que tambm pode inserir coisas do tipo mtodos, sei l.

Na opo Web tem o mesmo item APP e Session.

Minha duvida : Como, quando e o que se deve colocar na APP ou em caso Web na APP e na Session.

Talvez seja um bom tema para blog para quem esta iniciando com o Xojo qual a funo da APP no desktop e qual a funo da APP e Session na parte da Web

[quote=170490:@Cauby Osorio]Ficou bem legal, algumas dicas para quem esta começando que talvez você possa colocar no blog.

Sei que tem no Xojo alguns exemplos, mais tem coisas que, a meu ver não ficam claras.

No navegador de projetos na opção Desktop tem o item APP que já vem por default algumas constantes, e sei que você define qual a janela principal se tem menu ou não e etc…
acho que também pode inserir coisas do tipo métodos, sei lá.

Na opção Web tem o mesmo item APP e Session.

Minha duvida é: Como, quando e o que se deve colocar na APP ou em caso Web na APP e na Session.

Talvez seja um bom tema para blog para quem esta iniciando com o Xojo qual a função da APP no desktop e qual a função da APP e Session na parte da Web[/quote]

Cauby, obrigado pela sugestão. Depois que cobrir coisas bem básicas, tenho intenção de criar um aplicativo um pouco mais complexo, para tentar mostrar o máximo possível de recursos do xojo, incluindo acesso a banco de dados, manipulação de imagens e gráficos.

Quanto a sua dúvida, sem entrar em detalhes e recursos mais avançados, pode-se dizer que o objeto App tem as mesmas funções, tanto em aplicativos desktop quanto web. Uma das funções mais úteis, é criar nele aqueles métodos que você vai precisar usar em todo o seu aplicativo, de forma global. Como exemplo, você pode querer ter uma método para verificar a validade de CNPJ de empresas, que você utilizaria em um formulário de clientes e em outro de fornecedores, por exemplo (embora os dois possam usar o mesmo formulário…). Assim, ao invés de ter o método repetido em dois lugares, você coloca no objeto App, que ele fica disponível para ser chamado de qualquer parte do seu aplicativo. Isso também vale para qualquer propriedade que você precise usar globalmente. Por exemplo, algum arquivo de preferências, que você poderia ler uma vez no início do seu programa, e armazenar os valores em propriedades do objeto App.

Já o objeto session, tem utilidades mais específicas para aplicativos web. Uma delas, é gerenciar sessões do usuário. Você pode, por exemplo, armazenar em propriedades deste objeto, os valores de usuário e senha, ou perfil de acesso para o aplicativo, e estes valores estarão “vivos”, para serem consultados a qualquer momento, enquanto seu aplicativo estiver rodando.

Ele também possui métodos e propriedades default interessantes, como a propriedade timeout, onde você pode configurar um limite de tempo, em que o navegador estará em espera por alguma ação do usuário (movimentos do mouse ou pressionar de teclas). Após este tempo, será disparado o evento TimedOut, executando o que estiver no método, como por exemplo, o encerramento do aplicativo ou simplesmente o logout do usuário.

Você encontra tudo detalhado aqui e aqui

Abraço