Arquivo de Parametro

   Gostaria de saber como fazer um arquivo de parmetro que seja do tipo texto ou xml.  Vou tentar mostrar o que estou querendo.

   arquivo_de_parametro // contedo do arquivo esta a baixo

   path="C:\\Testexojo\\bancodedados" // parmetro que mostra o caminho onde esta o banco de dados
  vendedor=sim // parmetro que diz se a tela de venda pede vendedor
 desconto=nao  // parmetro que diz se a tela de venda vai ter desconto 

  Seria um arquivo que eu leria o que esta depois do sinal de igual para saber o que eu tenho que fazer.

  O problema  que no tenho a minima ideia de como fazer isso, imagino que tenha uma classe para tal coisa.
 Se algum puder dar o caminho das pedras agradeo.

Uma opo rpida usar um arquivo JSON.

Manusear os dados : http://documentation.xojo.com/index.php/JSONItem
Ler: http://documentation.xojo.com/index.php/TextInputStream
Gravar: http://documentation.xojo.com/index.php/TextOutputStream

Uso exatamente o caminho que o Rick mencionou, com uma diferena. Uso o mtodo readline de TextinputStream com um arquivo texto mesmo… E manipulo as partes da linha que me interessam, para saber qual servidor acessar. Usar JSON, acho mais correto e tecnicamente adequado. Mas isso mostra a versatilidade que se tem com Xojo…

Bom gente sou pato novo em linguagem orientada a objeto, vou dar uma olhada na documentao que vocs me passaram, mas se tivesse um trechinho de cdigo acho que entenderia mais rpido.

Obrigado.

Eu posso gerar um arquivo texto na mo com bloco de notas, depois s teria o trabalho de ler este arquivo.
Acho que para ler este arquivo tenho que usar a classe TextInputStream. S tenho que descobrir como ler depois do sinal =

parametro.ini criado no bloco de notas

path=c:\teste\banco de dados
vendedor =sim
desconto=nao

Vou dar uma olhada nos mtodos da classe TextInputStream.

Se eu estou certo e algum tiver um trecho de cdigo que faz isso agradeo

[quote=174410:@Cauby Osorio]Eu posso gerar um arquivo texto na mão com bloco de notas, depois só teria o trabalho de ler este arquivo.
Acho que para ler este arquivo tenho que usar a classe TextInputStream. Só tenho que descobrir como ler depois do sinal =

parametro.ini criado no bloco de notas

path=c:\teste\banco de dados
vendedor =sim
desconto=nao

Vou dar uma olhada nos métodos da classe TextInputStream.

Se eu estou certo e alguém tiver um trecho de código que faz isso agradeço[/quote]

Cauby, eu uso algo semelhante ao trecho de código abaixo, lendo de um arquivo texto, dois endereço IP’s de dois servidores, um local e um externo. Eu procuro no arquivo pela linha que começa com “Loc”, de local, e tento a conexão. Se falhar, procuro por “Ext”, de servidor externo. Tenho uma situação onde um usuário pode estar na rede interna ou em trânsito, e assim, o sistema sabe qual servidor usar.

  Dim f As FolderItem
  Dim textInput As TextInputStream
  Dim rowFromFile, teste As String
  Dim servidorLocal, servidorExterno As String
  
  f = GetFolderItem("quantroCfg.txt")
  
  If f <> Nil And f.Exists Then
    
    textInput = TextInputStream.Open(f)
    textInput.Encoding = Encodings.WindowsLatin1 //strings are MacRoman
    
    servidorLocal = ""
    servidorExterno = ""

    While Not textInput.EOF
      rowFromFile = textInput.ReadLine
      
      teste = Left(rowFromFile, 3)
      
      if teste = "Loc" then
        servidorLocal = Mid(rowFromFile, 5)
      end if
      
      if teste = "Ext" then
        servidorExterno = Mid(rowFromFile, 5)
      end if
      
    Wend
    textInput.Close
    
  End If
  

Veja se te esclarece alguma coisa… No meu caso, uso estes dois sinalizadores de linha com o mesmo número de caracteres, para facilitar, mas existem opções de pesquisa em strings para deixar o formato do arquivo mais livre. Se isso for importante, vale a pena pesquisar a respeito e criar uma função de leitura mais elaborada. Mas se o objetivo é apenas buscar algumas configurações e você é quem vai manipular sempre este arquivo, deixe o mais simples possível e vá em frente. Se ainda tiver dúvida, estou a disposição.

An example of using JSON files to store/load parameters (with source):

https://drive.google.com/file/d/0B6w6JZen_vW2NE1Uekw5STRfcWM/view?usp=sharing

Oi Adelar o seu exemplo foi perfeitamente entendido, algo mais parecido com que programo hoje em Fox pro, vou dar uma olhada nos exemplos que o Rick enviou depois eu finalizo a resposta.

Obrigado a vocs pela pacincia.

Desculpe a demora, estava estudando o exemplo do Rick, e ficou bem entendido os dois exemplos do Adelar e do Rick.
Muito Obrigado.